Anuncio

Colapsar

Anúncios, tráfico, venda/troca de sementes, spammers, trolls e etc...

Galera,

Nessa semana eu apaguei as mensagens de um spammer querendo criar grupos de whatzapp.

Como o fórum está pouco movimentado, consequentemente os moderadores não necessitam de uma participação tão ativa. Portanto, casos assim talvez demorem uns dias para serem resolvidos.

Por favor, aqui é todo mundo grandinho o suficiente para não cair no conto do vigário de anúncios, tráfico, venda/troca de sementes, spammers, trolls e etc...

Atenciosamente,
Moderação CCBR
Ver más
Ver menos

Nutrição Orgânica

Colapsar
Este es un tema pegajoso.
X
X
  • Filtrar
  • Tiempo
  • Mostrar
Limpiar Todo
nuevos mensajes

• Nutrição Orgânica

Ae, rapaziada, o Magal me mandou uma mensagem esses dias pedindo umas receitas de chá e nutrição orgânica, então eu decidi postar algumas p/ todo mundo que quiser aprender. eu to meio sem tempo, então vou postar aos poucos, e a primeira receita que vou botar é essa aqui:

Composto "torta" de chá verde:

O chá verde é feito a partir da infusão das folhas da camélia sinensis, uma planta rica em elementos como manganês, potássio, ácido fólico e antioxidantes (polifenóis). O potássio e o manganês são elementos reconhecidamente importantes para nossas plantas, embora o último seja um tanto raro de se encontrar na maioria dos fertilizantes orgânicos. o ácido fólico e os polifenóis, embora não sejam determinantes para um crescimento ótimo, são de grande valia para os cultivadores que buscam, além dos resultados, permitir à suas plantas o aproveitamento máximo e saúde exemplar. isso porque estas substâncias são antioxidantes, e os antioxidantes são benéficos a qualquer organismo vivo, inclusive a nós seres humanos. além destas propriedades químicas, o chá verde também possui propriedades físicas de alta absorção de nutrientes e aeração, sendo indicada esta receita também para ajudar em solos com aeração deficiente, ou como auxiliar na fixação dos nutrientes em solos pobres. o único inconveniente do chá verde para nosso cultivo é que este chá é rico também em tanino, substância que pode ser bastante prejudicial. mas vamos à receita propriamente dita:

ingredientes:
    1 pacote de chá verde, de marca a escolher
    100g de vermiculita
    1l de água

Modo de preparo:

Ferva o pacote de chá em 1 litro de água, a qual deverá ser trocada e refervida por 3 a 5 vezes, ou até que o chá comece a sair verde claro (isso indica que o tanino foi elimindo, pois ele é que dá a cor verde-amarelado característica do chá verde). coe as folhas que ficaram no fundo, e misture com a vemiculita até que fique bem homogêneo. em seguida, esprema bem a mistura resultante em uma peneira, jogue fora o caldo que sair guarde o que ficou de sólido na peneira. deixe descansar em um pote de vidro ou plástico fechado por uma semana, abrindo uma vez por dia e misturando com uma colher. depois disso, é só aplicar uma camada fina sobre o solo do vaso que se deseja fertilizar, ou misturar à terra que será usada para um novo vaso. é muito importante abrir o pote para aerar a mistura. pode-se também usar a mistura como complemento para a fertilização foliar, da seguinte maneira: coloque 100g da mistura para cada 1l de água em um balde, ponha uma bombinha de aquário e deixe circulando. a água proveniente deste balde servirá tanto para a rega quanto para a fertilização foliar. quanto a esta segunda, é preciso que a façamos com delicadeza, pois os elementos antioxidantes do chá verde, se aplicados em exagero sobre as folhas, podem influenciar na absorção normal de oxigênio pela planta. eu recomendaria a fertilização foliar com este composto 1 vez por semana.

por enqto é isso, conforme eu for tendo tempo de escrever eu boto mais umas receitas ae!
    Não temo a guerra, pois a covardia não muda o destino.

sigpic

Re: Receitas de chás orgânicos

Valew!!!

good vibes ae mano!

Comentario

Ae, rapaziada, vou postar mais uma receita de fert orgânico, mas esse num é somente chá, apesar do nome do tópico (se bem que o outro tb num era...é uma mistura de alta absorção e que se dissolve no solo de modo gradativo, durante bastante tempo, e é uma ótima fonte de nutrientes que diminui a necessidade de fertilização constante. é um pouco complicada de fazer, mas vale a pena.

ingredientes:

250ml de emulsão de peixe (essa emulsão nem precisa de receita, é peixe podre, basicamente. deixa ele apodrecer até liquefazer por completo, dentro de um recipiente de vidro ou plastico)
      300g de vermiculita
      um punhado de fibra de coco (o equivalente ao tanto de vermiculita)
      4 colheres de sopa de calcáreo de conchas ou de coral moído(ou 2 colheres de café de calcareo dolomitico)
      250ml de água mineral(se você tiver um aquário e quiser fazer a receita bombar mesmo, usa a água da limpeza do filtro, isso é um meio excelente de conseguir nitrogenio em altas quantidades, os resultados obtidos com esse tipo especifico de fertilização são equivalentes aos dos fertilizantes orgânicos, em termos de resultados rápidos, e isso sem agredir a planta, e com MUITO menos risco de overfert)
      100g de terra vegetal (se puder, use uma terra bem adubada, ou até uma terra preparada p/ fertilização, com adição de diversos materiais orgânicos, e que tenha sido deixada em repouso por pelo menos umas 2 semanas)

misture tudo num balde, e deixe descansar ao ar livre por uma semana, revolvendo a mistura todos os dias, pelo menos duas vezes por dia.

aplique por cima do substrato do vaso, ou misture em água na proporção de 100 gramas do composto para cada litro de água, deixando sempre aerar com bomba de aquário, e faça o chá, que pode ser utilizado nas regas. se aplicado no substrato, a fertilização deve ser feita a cada 15 dias. no caso de rega com o chá, pode ser feita uma vez a cada 3 dias.

sigpic

Comentario

E ae maca !!!!

mais um guerreiro organico para frente de combate !!!!

e isso ai irmao mando benzao no topico !!!

vou da uma segestao ... oq vc acha da gente mudar o nome do topico para:
        NUTRIÇÃO ORGANICA !!! que ai nego pode postar tudo a respeito ...

copostagem ... cha ... etc !!! eh so uma ideia irmao, querendo vc da o toque q agente muda ...

o tempo ta corrido agora so ta dando tempo de responder a galera e ir trampa ... mais jaja to ae com um tempinho postando receitas pra galera, nao só receitas neh, derrepente ate ta divulgando e explicando formas de usar os nutrientes organicos ja existentes no mercado ...

grande abraco combatente organico

DON'T PANIC THIS IS ORGANIC !
        sigpic Cultive essa idéia !

>>>ATENÇÃO - CLIQUE AQUI e deixe aqui a sua assinatura ... ela eh muito importante<<<

Comentario

Sugestão aceita, Budzaum! eu tava mesmo pensando nisso, cara...vamo mudar o nome e vamos combater pelo cultivo organico sempre, irmão!

Abraço, malandro!

sigpic

Comentario

Re: Nutrição Organica

Salve rapaziada!

como eu to com tempo livre pacarai aqui em goma, eu e minha mina estamos organizando uma pá de receita aqui, enqto damos um upgrade no grow. a fita é que com tempo da p/ passar bastante receita que eu uso, e aí vai mais uma (essa eu curto demais, dá p/ fazer o vegetativo todo só com base nisso, se vc tiver um grow pequeno com vasos pequenos):

CO² + fert foliar + solução p/ fertirrigação

essa receita é uma fita que tem que fazer por etapas, e o legal é que em cada etapa, eu aproveito uma utilidade dela:

ingredientes*

1 garrafa de água mineral das pequenas (calcula que vc vai ter que ter duas garrafinhas por metro quadrado do grow)
            1 colher de sopa de material orgânico fresco (peixe, restos de vegetais, restos de grãos)
            1 colher de sopa de humus de minhoca
            1 colher de sopa de terra vegetal
            250ml de água mineral (pode ser áqua de aquário, se tiver disponivel é melhor)

misture todos os ingredientes dentro da garrafa e encha com água. chacoalhe bem até ficar turva de modo homogeneo(toda marrom) deixe descansar tampada por 1 dia inteiro. após isso, faça vários furos na tampa da garrafa. agora é só colocar no grow. o que foi feito foi a criação de um meio ideal para proliferação de bactérias aeróbicas, que metabolizam oxigenio e glicose gerando a partir disso o CO², que é o que vai interessar na primeira etapa de utilização da receita.

a segunda etapa começa depois que a garrafa já está no grow há pelo menos uma semana (é só agitar levemente e ver se ainda saem bastante bolhinhas de gás. se saírem poucas, tá na hora da segunda etapa) quando a produção de CO² começa a declinar e as bactérias começam a morrer. isso acontece porque a fonte de alimento delas, a matéria orgânica, já foi quase totalmente consumida e metabolizada. desse metabolismo, nós vamos obter os elementos nutrientes que buscamos. é importante notar que a escolha dos componentes da materia organica adicionada vai ser determinante para o tipo de elemento nutritivo que se pretende obter, assim teremos mais nitrogênio se optarmos por peixe(sempre acompanhado de alguma verdura ou legume, p/ equilibrar a glicose) e verduras como o alface, mais potássio com frutas como a banana, e assim por diante. agora, já se pode abrir a garrafa, e delicadamente retirar metade da água para ser utilizada como fertilizante foliar, e agitar vigorosamente a outra metade, que deve ser então adicionada à água de rega, funcionando como solução para fertirrigação.

as medidas da receita podem ser ajustadas, dependendo do tamanho do grow, e também rola fazer outdoor, com pets de 2 litros, é só colocar as garrafas abertas em volta do vaso, ou da planta, se estiver na terra.

dentro do grow, CUIDADO tá rolando uma decomposição, estão sendo produzidos gases inflamáveis, como o metano, então use as garrafinhas durante o periodo escuro da planta. durante o dia, você pode sela-las com papel filme.

você tambem pode ter várias garrafinhas de composições diferentes, p/ obter concentrações de nutrientes altas e selecionadas(que nem as dos ferts gringos carissimos) fazendo garrafinha de potássio, garrafinha de nitrogênio...e por aí vai, só depende de escolher os materiais organicos certos.

é isso aí, malandragem!

* se você tiver um aquário, as coisas ficam mais fáceis, você pode acrescentar as sobras da limpeza do filtro e já começar com umas bactérias de prima

sigpic

Comentario

Irado!!

Informação de altissima qualidade brother!!
              Outra dimensão de cultivo seja de cannabis ou qq outra coisa !!!

Vou fazer com certeza !!

entendi que cada material de decomposiçao vai gerar mais quantidade quimica do que ele eh rico .. assim gerando os ferts especifcos nas garrafas..

muito legal!!
              valew!!!!

Comentario

Valeu, Magal!!!! é nóis no organico, irmão! faz sim, que tu vai ver a diferença que dá no cultivo, cara, fica loco o negócio...

sigpic

Comentario

Só to postando p/ deixar claro um detalhe importante: o calcáreo de conchas moídas que eu uso nas receitas NÃO É o industrializado que vende na floricultura e na lereoy merlin. esse é uma PORCARIA, se for p/ usar esse usa calcáreo dolomítico que é melhor. o calcáreo que eu uso é feito a partir de conchas trituradas mesmo, tanto de moluscos "gringos" que eu recolho na praia, quanto de moluscos criados em aquário. é importante trabalhar com matéria organica fresca, inclusive conchas, pq elas perdem vários elementos rapidinho, são famosas por isso até. o calcáreo de coral ou concha moída é tão eficiente quanto o dolomítico, só é necessário aumentar a dosagem. além de ser tão eficiente qto o dolomítico, é superior, uma vez que é absorvido mais lentamentee constituido não só de um, mas de diversos minerais (magnésio, manganês, potássio, sódio, enxofre...). bora pegar conchinha na praia que é o que liga! mas tb nunca arranque moluscos vivos nem coral da natureza, use sempre coral morto e conchas vazias ou faça os seus próprios corais. além de maltratar a natureza, coletando bicho vivo p/ depois morrer, vc só intoxica suas plantas com resíduo de amônia e outras podreras oriundas da decomposição.

sigpic

Comentario

Achei este site com produtos organicos: http://naturalmenteverde.com.br .
                    Pode ajudar quem não acha neem, por exemplo.

Comentario

Da hora, mano!!! sempre bom dar uma ajuda pro pessoal que precisa de coisas que não se encontra em certas cidade e tals, valeu mesmo, irmão!!

sigpic

Comentario

Fantastico o topico Maca!!!
                        Parabens mesmo! demorei p achar aqui mas valew a pena procurar.
                        ***:fum::D Um grow pra mim! - Diário de Grow :Dele:***
                        http://www.cannabiscafe.net/foros/sh...89#post1744489

Comentario

Respuesta: Nutrição Organica

Mano Pato,
                          To meio do centro do rio e naum consigo referencias boas pra levar uma fertilização toda organica kra... e tava armando um esquema peq q ia levar num esquema de irrigação diária com soluções nutritivas...

tava lendo o post ai sobre os ferts disponiveis e tinha me interessado num fert quimico, mas sou tb muito mais afim de ter minha onda toda no organico pra ver como eh q eh!!!!

tem como tuh passar umas receitas ai pra fert organicos mano? tipo oq usar em cda fase da planta por exemplo!!

Seriamos imensamente gratos pela informação!
                          abração!
                          ***:fum::D Um grow pra mim! - Diário de Grow :Dele:***
                          http://www.cannabiscafe.net/foros/sh...89#post1744489

Comentario

Pato?????????aushauhsuahsuhaushauhsuahsuahsu que que tu fumou p/ confundir macaco com pato, malandro???????????asuhauhsuahsuahsuhaushuahsuahsu haushua...zuera, hoje mesmo eu vo postar o que ce me pediu, irmãozinho. fertilização do começo ao fim, né? pó dexá que hj de noite qdo eu chegar em goma já escrevo!

Abraço, irmão!!!!!

sigpic

Comentario

É pra postar mesmo em CAPIVARA auahuahuhauahua

nao resisti
                              sigpic Cultive essa idéia !

>>>ATENÇÃO - CLIQUE AQUI e deixe aqui a sua assinatura ... ela eh muito importante<<<

Comentario

Trabajando...
                              X